Seja bem-vindo ao Rotary Online! Confira as novidades do nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece na nossa escola.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Amostra científica e cultural das escolas municipais 2010



A Escola Municipal Rotary tem se preparado desde o início do terceiro bimestre para a Amostra Científica e cultural das escolas municipais que acontecerá entre os dias 25 a 27 de novembro, na estação das artes Eliseu Ventania, em Mossoró-RN.O tema escolhido para esse ano foi a VITAMINA C.

O tema vem sendo trabalhado em sala de aula entre todos os professores, de uma forma interdisciplinar. A aula prática aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro nas aulas de ciências com o 8 ano A, turma que foi escolhida para trabalhar os testes de vitamina C nas frutas foi o 8 ano A porém todas as turmas participaram e deram sua contribuição.
No dia 19, um grupo de alunos (composto por componentes de cada turma) saiu às ruas para um levantamento estatístico: o conhecimento popular acêrca da vitamina C. Acompanhados por professores designados e munidos de ficha para entrevista, os estudantes capturaram as opiniões de um universo de 53 pessoas; em seguida, de volta à escola, alunos do 8º ano B digitalizaram os resultados através do "Formulário virtual" disposto aqui (você também pode responder!), para estudar e representar os resultados obtidos em campo.
Ontem, dia 21 de outubro, os alunos apresentaram dois cantos da obra "Os lusíadas" de Luis Vaz de Camões que narra o caminho percorrido pelas caravelas e embarcações e o período das grandes navegações."A Falta da vitamina C trazia uma série de problemas para as embarcações, entre eles o escorbuto.", comenta Natanael, aluno do 7º ano.O escorbuto é uma doença causada pela falta da vitamina C no organismo através da ingestão de alimentos como frutas e verduras. Seus sintomas são: febre, dor de cabeça, inchaço e sangramento das mucosas e caimento dos dentes."A febre era tão alta que eles tinham alucinações e pensavam que grandes dragões saiam do mar para afundar o barco, ai muitos se jogavam no mar" - explica Ruth, também aluna.
No dia 22, foi a vez dos alunos do 9° ano apresentarem aos colegas seu trabalho, que revelava o teor de vitamina C de frutas variadas, bem como os malefícios e benefícios trazidos pela administração dessa vitamina no organismo. Rica em aparatos de multimídia, a apresentação compunha uma das atividades de Língua Inglesa (Profª Rita Célia), motivo pelo o qual a recepção, trechos da explanação do assunto e a despedida fossem feitas no idioma estrangeiro.

Um comentário:

  1. Parabéns a esta equipe que tem conseguido agregar o empírico com o científico, indicando assim, o caminho da ciência que os futuros alunos universitários vivenciarão na academia. A escola tem esse grande diferencial, já que o método tradicional levava a esse abismo entre ensino básico e universitário. Parabéns a todos e em especial a profa. Kélia Duarte pelo empenho no Projeto.

    ResponderExcluir